Minha caligrafia nunca foi das melhores, ainda assim permaneci com o hábito da escrita, pois descobri os benefícios que essa atividade me proporciona!
Ao longo da vida, percebi que escrever ajuda a elaborar, fixar e armazenar o conteúdo de forma mais eficaz. Além disso, ajuda diretamente a lidar com emoções e palavras que não são expressas por falta de “ordem”.
Muitos psicólogos acreditam que ao escrever sobre sentimentos, pode-se progredir na superação de transtornos emocionais e proporcionar maior bem-estar. Expressar os sentimentos em um papel reduz a atividade em uma parte do cérebro chamada amígdala – responsável por controlar a intensidade das emoções.
Esse processo é muito importante para a elaboração, expressão e até mesmo ressignificação do que vivenciamos. É tanto que pessoas que têm o hábito de escrever em um diário conseguem ter mais clareza sobre seus sentimentos e até vê-los sob nova perspectiva.
Ao escrever sobre sentimentos, pode-se ter avanços na regulação emocional, provocando efeitos como:
✔️ Maior calmaria e tranquilidade;
✔ Libera sentimentos reprimidos e estresse diário;
✔️ Perceber e questionar pensamentos negativos;
✔ ️Aumentar sua autoconsciência e perceber seus gatilhos.
Escrever pensamentos, sentimentos e ações em um diário te permite criar e manter o senso de identidade e a solidifica, te ajuda a refletir sobre suas experiências e assim deixar para trás tudo aquilo que te impede de viver com a beleza e leveza que a vida pode proporcionar.
A escrita te oferece a chance de criar e considerar a narrativa de sua vida considerando todas as escolhas e memórias que te fazem ser o que se é hoje!
“Eu componho para que tudo que me acompanha se decomponha e vire flor e me atrevo a dizer que tudo que escrevo se torna trevo e vira amor” (Pedro Salomão).